Blog

Hospital Prontoclínica Realiza Procedimento de Ablação de Fibrilação Atrial

11 de novembro de 2020

Na última sexta-feira, dia 06 de novembro, foi realizado o primeiro procedimento de ablação da arritmia cardíaca de fibrilação atrial no Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia do Hospital Prontoclínica, utilizando a tecnologia de mapeamento eletroanatomico, pelo médico cardiologista e eletrofisiologista, Dr. Edimar Lima.

A fibrilação atrial é um ritmo atrial irregular e rápido. Uma das complicações dessa arritmia é que se pode formar trombos (coágulos) intracardíacos e que é uma das principais causas de Acidente Vascular Cerebral – AVC. Além disso, quando o paciente tem muita taquicardia, pode fazer com que o coração perda sua capacidade de contração, deixando-o com insuficiência cardíaca.

Os distúrbios da elétricos da fibrilação atrial originam-se dentro das veias pulmonares, ou seja, são as veias que levam o sangue dos pulmões para o coração. O tratamento dessa arritmia é bem especifico e são necessários materiais de ponta e de alta tecnologia para um procedimento de excelência. Nesse procedimento é realizada uma desconexão elétrica das veias pulmonares com o átrio esquerdo do coração. Tudo inicia com um mapeamento eletroanatômico (MEA) (conforme as imagens abaixo).

A arritmia é mais comum em pacientes com mais idade, mas pode ocorrer em pacientes mais jovens e saudáveis como no caso da paciente em questão, onde o procedimento tem maior chance de sucesso se diagnosticado e tratado precocemente, antes que a doença se estabeleça.

A cirurgia no Hospital Prontoclínica foi um sucesso e a paciente já recebeu alta hospitalar. Agora o acompanhamento médico precisa ser feito para manter a sua qualidade de vida, sem arritmias e sem maiores complicações.