Blog

Momento de Integração e Aprendizagem

13 de março de 2020

No Hospital Prontoclínica, juntamente com a Gestão da CIPA 2015 / 2016 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) foi realizado de 09 à 13 de Maio de 2016 a promoção da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), no qual tem por objetivo, a prevenção de acidentes e promoção à saúde dos colaboradores. Nesta semana, foram abordados temas relacionados a importância do auto-cuidado do colaborador, hábitos de vida saudáveis, a impotância da atividade física e alimentação, saúde mental e motivação profissional, sendo estes temas abordados pelo Médico Cardiologista Dr. Mateus Giacomello, Nutricionista Marjorie de Oliveira e Psicóloga Bruna Luiza Ongaratti.

Na mesma oportunidade, acrescendo o objetivo da SIPAT, o Dia Mundial de Higienização da Mãos foi comemorado no Hospital Prontoclínica através da “dinâmica da caixa preta”, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) percorreu todos os setores do hospital de forma interativa com os colaboradores no incentivo ao ato de higienizar as mãos. Vinte segundos são suficientes para higienizar as mãos com álcool gel, considerado o meio mais prático e eficaz para os profissionais de saúde, que precisam repetir o processo várias vezes ao dia, pois é a medida de maior impacto com comprovada eficácia na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Tivemos a honra de prestigiar a homenagem em prol da Semana da Enfermagem (12 de Maio dia do Enfermeiro, 20 de Maio dia do Técnico em Enfermagem), realizado pela Enfermeira Inaiara do Amarante, resgatando de forma lúdica o papel e individualidade da arte de cuidar da vida e promover a saúde, compromisso com a humanização de fazer enfermagem e revigorando valores.

Por fim, seguindo o cronograma anual de capacitações do Hospital Prontoclínica, a Psicóloga Karin Tibolla Mendes contribuiu com na palestra referente à Ética e Relações Humanas no Trabalho, agregando assim uma visão humanística ao atendimento.

Ao término da SIPAT foi realizada a pesquisa de satisfação dos colaboradores em relação ao evento promovido. Para a Comissão Organizadora o objetivo foi alcançado, pois conseguimos sensibilizar quanto a importância do auto-cuidado e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.