Blog

Novembro Roxo – Dra. Giani fala sobre prematuridade

22 de novembro de 2021

A prematuridade é um tema muito tratado no mês de novembro. O nascimento prematuro é um assunto delicado e deve ser amplamente discutido. Por isso, convidamos a Dra. Giani para falar um pouco sobre a questão. Confira:

 

“O novembro roxo é o mês internacional de sensibilização para a prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação. Em 2019, houve cerca de 300 mil nascimentos prematuros no Brasil.

 

Cada bebê prematuro possui suas características próprias e passa por tratamentos diferentes até que possa ir para seu lar. O que todos eles têm em comum é a vontade de viver! Com seus pezinhos e mãozinhas minúsculas tocam o coração de todos os profissionais da saúde que cuidam desses bebês todos os dias. Com todo amor, cuidado e recurso de saúde disponível, hoje conseguimos proporcionar aos bebês prematuros uma infância mais saudável e feliz.”

 

Não há uma causa única e definitiva para o nascimento prematuro, contudo, alguns quadros clínicos influenciam na situação:

 

  • Ruptura prematura das membranas
  • Partos prematuros anteriores
  • Infecções genitais, incluindo algumas DSTs
  • Infecções dos rins ou das membranas contendo o feto (infecção intra-amniótica)
  • Fraqueza estrutural do colo do útero 
  • Gestação de mais de um feto
  • Anomalias na placenta, no útero ou no feto

 

É muito importante que a mulher esteja com as consultas em dia e converse com um médico de confiança antes mesmo da gravidez. Planejar uma gestação saudável e seguir à risca todas as recomendações irá prevenir que o nascimento prematuro ocorra.

 

Conte sempre com o Hospital Prontoclínica!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo.

Quer ler mais conteúdos como esse? Confira outras postagens clicando aqui.