O sangue é indispensável para o funcionamento do nosso corpo e não podemos substituí-lo por nenhum outro líquido. Doar sangue é um ato de amor e consideração com o próximo, uma prática que precisa ser ainda mais divulgada e valorizada. O Hospital Prontoclínica separou algumas respostas sobre a doação, confira:
Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais.
Todo doador deve apresentar um documento original com foto.
A quantidade de sangue retirada do doador é muito pouca em relação a quantidade que um adulto possui no corpo. Aproximadamente 450ml de sangue são coletados de uma pessoa que tem, em média, cinco litros de sangue.
Portanto, a doação não prejudica a saúde do doador e a recuperação ocorre imediatamente após a doação.
O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma). Desta maneira, é possível beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
Os doadores correm risco de contaminação?
Todo material usado é descartável. Portanto, não há risco de contaminação.
Como é realizada a doação de sangue?
Basicamente, o processo de doação é dividido em quatro etapas:
Cadastro, triagem, coleta e lanche.
Após preencher a ficha e apresentar o documento oficial com foto, o doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde. Se tudo estiver dentro dos critérios, o doador será encaminhado para a coleta.
Após o procedimento, a pessoa receberá um lanche e informações úteis sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.
O Hospital Prontoclínica agradece todas aquelas pessoas doadoras de sangue. E se você ainda não é, que tal pensar sobre a questão? 💚