Blog

Como viver e superar o Luto?

7 de dezembro de 2021

A vivência do luto acontece para todos nós, em diferentes momentos e situações. A partida de familiares, amigos e entes queridos, sempre nos apresenta para uma realidade desconfortável e desconhecida. Embora às vezes tenhamos a sensação de que determinadas pessoas se “adaptam” e seguem a vida mais facilmente após acontecimentos dessa ordem, é completamente normal que aconteçam instabilidades no ânimo e comportamento. Nunca se culpe ou se compare por estar passando por essa sensação há mais tempo: cada pessoa tem lida de um jeito; e não tem certo ou errado.

Mas quanto tempo dura o luto? Como saber se ele está afetando minha rotina mais do que deveria?

Esses são alguns questionamentos que surgem nas nossas cabeças e não tem uma resposta exata, perfeita ou a que talvez nós queiramos ouvir.

Hoje, com o aumento gradativo de diagnósticos das doenças psicológicas que afetam a humanidade, não deve ser tabu conversar sobre o tema, muito menos buscar ajuda profissional. Quem conhece e estuda a mente, possui bagagem para acompanhar de perto o enfrentamento do luto, uma busca diária e progressiva na tentativa de melhora.

Não hesite em acionar e procurar auxílio, pois o sofrimento, a culpa e tristeza não podem perdurar para sempre, ao contrário das boas lembranças e a gratidão por quem se foi!