Blog

Como realizar corretamente o autoexame de mamas

21 de outubro de 2021

Você sabe o modo ideal para realizar o autoexame das mamas? Posição correta, quais dedos utilizar, onde tocar e assim por diante? Nós te explicamos!

A campanha Outubro Rosa é uma das mais importantes ações de prevenção à saúde. Todos os anos, movimentos ao redor do mundo buscam alertar e conscientizar sobre o câncer de mama e a necessidade de prevenir o aparecimento da doença. O Hospital Prontoclinica reforça a importância de realizar o autoexame e tomar os cuidados de prevenção.

Quando começou o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa se iniciou em 1990, quando, em Nova Iorque,o laço cor-de-rosa foi divulgado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, em 1990. No Brasil, o INCA promove a campanha desde 2010 para alertar a população feminina sobre os cuidados. Além disso, o Ministério da Saúde também compartilha anualmente dados relevantes sobre o impacto dos cuidados com a saúde na prevenção.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção do câncer de mama parte de uma série de cuidados que a mulher precisa ter. Infelizmente, saber mais sobre eles ainda é um aspecto limitado no Brasil. Por isso, a Prontoclínica traz dicas para você saber o que fazer:

– Manter uma alimentação saudável e balanceada, sempre com baixa ingestão de carne vermelha e atingindo a quantidade necessária de frutas e verduras para obter todos os nutrientes;

– Ter uma vida ativa com prática de esportes e exercícios físicos regulares, fugindo do sedentarismo. Segundo o Ministério da Saúde, essa medida salvaria 13% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama;

– Não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcóolicas;

– Realizar periodicamente consultas. Não ficar anos sem visitar o especialista;

– A partir dos 40 anos, realizar a mamografia anualmente conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia;

– Fazer mensalmente o autoexame das mamas, tema deste post.

Para este último item, a Prontoclínica traz uma série de dicas e ensina como realizar de forma eficaz o autoexame mensal. Veja abaixo.

Como realizar o autoexame das mamas?

Para a prevenção, o autoexame das mamas tem que ser feito da forma correta para identificar alterações e também evitar provocar na própria mulher um alarme falso.

 

Veja como realizar o exame:

 Em pé:

– Posicione-se em frente a um espelho e, primeiramente, observe os seios com os braços abaixados. Após isso, coloque as mãos na cintura e aperte. Também coloque as mãos para trás da cabeça e veja como se comportam os seios e se existe alteração. Por fim, pressione levemente o mamilo para verificar se existe secreção saindo.o.

 

Durante o banho:

-Fazendo uma vez com cada braço, levante e o apoie sobre a cabeça. Com a outra mão, examine a mama, buscando alterações e dividindo as área examinadas, sempre com a polpa dos dedos e não a unha. Sinta o seio e faça movimentos circulares também.

 

Deitada

–  Posicione uma toalha sob o ombro e comece a examinar a mama correspondente com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a parte externa, axilas e veja se encontra alterações. Faça o procedimento para ambos os lados.

 

Como saber se existem alterações na mama?

Essa é uma dúvida bem frequente para quem precisa todo mês realizar o autoexame. Como não é um assunto tão divulgado, temos que ressaltar que nem todas alterações são câncer e precisam ser muito bem investigadas. Abaixo, vamos alguns sintomas comuns do câncer de mama:

  • Caroços ou Nódulos no seio – esse sintoma é muito comum e pode não ser referente ao câncer. Fique atenta e consulte um médico!
  • Afundamento do mamilo
  • Mudança no formato da mama
  • Nódulos na axila
  • Secreção de sangue ou líquido diferente na mama
  • Ferida em um ou nos dois seios, especialmente se ela não se curar;
  • Vermelhidão.

Ainda existem outros sintomas como o endurecimento da mama e mais. É importante ficar atento e comunicar ao médico qualquer alteração identificada.

Procure atendimento

Caso note alterações na mama, busque atendimento o mais rápido possível e aponte ao ginecologista ou mastologista tudo que você perceber. Na hipótese de você ter a possibilidade de esquecer, anote no celular ou em um papel.

Porém, lembre-se sempre: para prevenir é necessário realizar regularmente os exames! Não deixe para 2022 o cuidado que pode ser realizado hoje.

O Hospital Prontoclínica possui todo o suporte necessário para o tratamento do câncer de mama. Caso necessário, entre em contato para o agendamento de consulta com um de nossos médicos especialistas.

Leia nossos outras postagens no Blog clicando aqui.

Fique por dentro das nossas redes sociais ou nos contate no Whatsapp clicando aqui.