Blog

Conscientização e Combate ao câncer do colo do útero

4 de março de 2022

O câncer do colo do útero também pode ser chamado de câncer cervical e é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. 

O câncer de mama (primeiro lugar) e o câncer colorretal (segundo lugar), juntamente com o câncer do colo do útero (terceiro lugar) representam um grande problema de saúde pública no país.

A doença

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, ficando atrás somente do câncer de mama e do colorretal.

A infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano) é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). 

O que acontece é que o vírus penetra nas células basais, libera seu DNA e se replica incontáveis vezes. Assim, as células sofrem maturação e uma multiplicação acelerada, desenvolvendo lesões que podem evoluir para um tumor maligno.

Na maioria das vezes, o câncer não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Quando se encontra em fases avançadas, porém, pode causar sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. Por isso, é muito importante que você mantenha contato com um médico de confiança.

Fatores de risco

Início precoce da vida sexual.

Tabagismo.

Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Prevenção

Por ser transmitido sexualmente, uma das principais formas de prevenção é por meio do uso de preservativos e da vacinação contra HPV.

A doença pode ser descoberta pelo exame preventivo (Papanicolau). Procedimentos como Colposcopia e biópsia também podem ser recomendados.

Tratamento

O tratamento de câncer de colo de útero pode envolver a realização de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e/ou braquiterapia.

Possui algum sintoma ou necessita dar início ao seu tratamento preventivo? 

Entre em contato conosco.

Conheça nossos Planos de Saúde.

Siga-nos no Instagram. 

☎️ (54) 3313-5100