Blog

Benefícios da amamentação

11 de agosto de 2021

Agosto é o mês para lembrarmos que a amamentação é um dos momentos mais importantes da vida da mãe e do bebê, pois ele possui diversos benefícios, além de é claro, o aumento do laço afetivo entre mãe e filho.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber após o seu nascimento. Afinal, mesmo nos partos feitos com cesárea, ele deve sugar na primeira hora de vida para acelerar a descida do leite, receber as defesas da mãe e fortalecer o vínculo entre os dois.

É o único alimento que o bebê deve receber até os 06 meses de vida, não sendo necessário nenhum completo feito de outro alimento ou até mesmo água. Os principais benefícios do leite são:

 

Para o bebê:

Nutrientes
O leite materno é produzido de forma equilibrada, contendo teores adequados de proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê. O ideal é que ele mame todo o leite de um peito antes de passar para o outro, pois assim ele recebe todos os nutrientes da mamada completa.

Previne anemias
O leite materno contém um tipo de ferro que é altamente absorvido pelo intestino do bebê, além de conter vitamina B12 e ácido fólico, importante para a produção dos glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Fortalece o sistema imunológico
Por ser rico em anticorpos produzidos pela mãe, o leite materno é uma forma natural de defesa para o bebê, protegendo a criança contra problemas como asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais. E ainda caso o bebê fique doente, o organismo da mãe aumenta a quantidade de proteínas e células de defesa no leite, facilitando a recuperação do bebê.

Desenvolve o sistema nervoso
O leite materno é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção. O DHA é um dos componentes do ômega-3, nutriente importante também para prevenir problemas neurológicos como TDAH, Alzheimer e demência.

Outros benefícios
O leite materno ainda ajuda na boa digestão da criança e minimiza as cólicas, reduz o risco de doenças alérgicas, diminui as chances do bebê desenvolver doença de Crohn e linfoma, estimula e fortalece a arcada dentária e ainda previne de doenças contagiosas, como a diarreia.

 

Para a mãe:

Reduz o sangramento no pós-parto
Amamentar o bebê acelera o processo de recuperação do parto. Isso acontece devido a ação de um hormônio chamado ocitocina, responsável pelas contrações do útero e que faz com que o órgão volte mais rapidamente para o seu tamanho “normal”. Esse processo acaba reduzindo os riscos de hemorragia pós-parto e também acaba diminuindo os riscos de anemia materna.

Protege contra o câncer de mama
A longo prazo, a amamentação reduz os riscos da mulher desenvolver o câncer de mama. Isso acontece porque a prolactina, que também é um hormônio que estimula a produção de leite, é capaz de desenvolver o tecido adiposo das mamas e amadurecer as células produtoras de colostro. O aleitamento materno pode prevenir outros tipos de câncer como o endométrio e o de ovário.

Pode facilitar o emagrecimento pós-parto
Já foi comprovado que o ato de amamentar estimula o emagrecimento da mãe. O ato, por si só, já exige um gasto calórico elevado, pois se trata de uma transferência de vitaminas e nutrientes por meio do leite materno de mãe para filho.

Outros benefícios
Evita a osteoporose e pode proteger de doenças cardiovasculares, como o infarto.