Blog

Autoestima e tratamentos de saúde

21 de janeiro de 2022

Algumas doenças afetam de forma perceptível (ou até mesmo drástica) nossa aparência física. Como lidar com a baixa autoestima durante um tratamento?

Alterações na pele, queda dos cabelos, danificação dos dentes, necessidade de estoma são algumas questões que, na maioria das vezes, geram efeito negativo sobre a saúde mental e a autoestima do paciente.

 

O que fazer para aliviar a situação?

Autoestima não é algo fácil de controlar, principalmente em momentos de vulnerabilidade. O auxílio psicológico, assim como o apoio de parentes e amigos é indispensável nesse momento.

O paciente pode tomar algumas atitudes benéficas, como: 

Libertar-se da constante necessidade de aprovação externa.

Trata-se de um passo difícil de pôr em prática, mas com ajuda de um bom psicólogo, é possível internalizar que nossa saúde vem em primeiro lugar e a aprovação e/ou admiração alheia não pode nos ocupar tanto assim.

Tratar-se bem

Continuar fazendo o que te traz prazer e felicidade e investir nas pequenas coisas que te fazem sentir bonito(a) e confortável (roupas, acessórios, maquiagem), é extremamente importante. Não abra mão da sua vaidade e autocuidado. 

Aceitar a condição e ter em mente que tudo é passageiro. 

Nosso corpo muda constantemente e, infelizmente, doenças e acidentes podem fazer parte de algum momento de nossas vidas. Por isso, mesmo nos momentos difíceis, é importante trabalhar a autoestima e buscar aquelas escolhas positivas. 

Não hesite em procurar ajuda nesse momento delicado! Você não está sozinho(a).

Conte sempre com os profissionais do Hospital Prontoclínica.

Leia outras postagens aqui.

Conheça nossa estrutura.

Siga-nos no Instagram.