Algumas doenças afetam de forma perceptível (ou até mesmo drástica) nossa aparência física. Como lidar com a baixa autoestima durante um tratamento?
Alterações na pele, queda dos cabelos, danificação dos dentes, necessidade de estoma são algumas questões que, na maioria das vezes, geram efeito negativo sobre a saúde mental e a autoestima do paciente.
Autoestima não é algo fácil de controlar, principalmente em momentos de vulnerabilidade. O auxílio psicológico, assim como o apoio de parentes e amigos é indispensável nesse momento.
O paciente pode tomar algumas atitudes benéficas, como:
Trata-se de um passo difícil de pôr em prática, mas com ajuda de um bom psicólogo, é possível internalizar que nossa saúde vem em primeiro lugar e a aprovação e/ou admiração alheia não pode nos ocupar tanto assim.
Continuar fazendo o que te traz prazer e felicidade e investir nas pequenas coisas que te fazem sentir bonito(a) e confortável (roupas, acessórios, maquiagem), é extremamente importante. Não abra mão da sua vaidade e autocuidado.
Nosso corpo muda constantemente e, infelizmente, doenças e acidentes podem fazer parte de algum momento de nossas vidas. Por isso, mesmo nos momentos difíceis, é importante trabalhar a autoestima e buscar aquelas escolhas positivas.
Não hesite em procurar ajuda nesse momento delicado! Você não está sozinho(a).