Blog

Serviço de Psiquiatria – Conheça Mais

26 de outubro de 2020

O nosso Serviço de Psiquiatria busca integralizar o atendimento entre a saúde mental e as demais especialidades médicas e outras áreas da saúde. Atualmente a psiquiatria hospitalar vem exercendo um papel fundamental em grandes hospitais do Brasil e do Mundo. O objetivo do psiquiatra em consultoria hospitalar é realizar um screening (triagem) de transtornos mentais e outras condições que possam estar agravando ou dificultando quadros clínicos subjacentes.

Atualmente transtornos depressivos e ansiosos, por exemplo, tem impacto sabidamente comprovado em doenças cardiovasculares, dores crônicas, na adesão ao tratamento e na resposta às intervenções médicas.

Com a constante evolução na compreensão das patologias neuropsiquiátricas e a percepção da epigenética (ambiente + genética) como fator fundamental no início e progressão das patologias, a compreensão dos distúrbios mentais é de fundamental importância no tratamento global do paciente.

Os profissionais da Clínica SPEC e da Prontoclínica buscam fornecer essa integralidade, unindo desde o atendimento mais conhecido (consulta psiquiátrica clínica e psicoterápica) até procedimentos de neuromodulação, inéditos na nossa região até o momento, – exemplos: estimulação Magnética Transcraniana, estimulação elétrica por corrente contínua, eletroconvulsoterapia, infusão de cetamina, inserção de realidade virtual como adjuvante de neuroplasticidade). O objetivo da parceria SPEC e Prontoclínica é trazer um serviço pioneiro e voltado para diversos quadro clínicos de origem neuropsiquiátrica.

 

Dr. Eduardo Tedeschi / Psiquiatra / CRM 34789-RS