Blog

Doenças cardiovasculares: quais são, sintomas e tratamentos

9 de setembro de 2021

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, normalmente relacionados a hábitos pouco saudáveis, como uma alimentação rica em gordura e falta de atividade física.

Essas doenças podem surgir com a idade, mas também podem ser diagnosticadas logo ao nascimento, que é quando são chamadas de cardiopatias congênitas. Podem também acontecer como consequência de infecções por um vírus, fungos ou bactérias, que provocam a inflamação do coração, como o caso da endocardite e da miocardite.

É muito importante que as doenças cardiovasculares sejam devidamente tratadas pois, além de provocarem sintomas desconfortáveis, como falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, também são a principal causa de morte no mundo.

As doenças cardiovasculares mais comuns são:

  • Hipertensão
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Insuficiência cardíaca
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Cardiopatia congênita
  • Miocardite

Principais sintomas das doenças cardiovasculares

As reações que nosso corpo dá para dizer que tem algo errado são importantíssimas para detectar as doenças do coração. Alguns dos principais sintomas que você deve ficar atento são:

Dor no peito

É um dos principais sintomas quando se tratam das doenças do coração. A dor no peito pode indicar que você precisa diminuir um pouco o ritmo e consultar um médico para saber o que está acontecendo, pois esse é um dos principais sintomas do infarto. Quando a dor no coração dura mais de 20 minutos, isso pode ser um indicativo de que os vasos ligados ao coração estão obstruídos por gordura.

Desmaio ou tontura

Podem ser sinais de problemas cardiovasculares, como o estreitamento da válvula aórtica (responsável pela passagem do sangue), que acontece quando há uma queda inesperada na pressão, impedindo ou comprometendo a chegada do sangue ao cérebro.

Falta de ar

Se você faz algum esforço físico básico no dia a dia, como subir escadas, e se sente sem fôlego com muita frequência ao realizá-los, isso pode ser sinal de insuficiência cardíaca, que é um problema que afeta pessoas cujo coração está com o funcionamento comprometido. Isso significa que o órgão não bombeia o sangue de forma correta e satisfatória.

Tratamento de doenças cardiovasculares

O tratamento das doenças cardiovasculares precisa ser constante e o paciente precisa realmente mudar sua rotina e comportamento para enfrentar a doença. O acompanhamento médico constante do cardiologista também é de extrema importância.

Cada doença possui um tratamento específico que é recomendado assim que a busca médica é feita, e deve ser seguido rigorosamente.

Prevenção de doenças vasculares

Cultivar bons hábitos de alimentação, praticar atividade física, fazer exames de rotina regularmente e ficar atento à sua saúde são as melhores formas de prevenir as temidas doenças do coração, além de ajudarem no diagnóstico precoce das mesmas.

O Hospital Prontoclínica possui todo o suporte necessário para o tratamento de doenças cardiovasculares. Caso necessário, entre em contato para o agendamento de consulta com um de nossos médicos especialistas.